Monday, January 12, 2009

El índice de desempleo en Venezuela disminuye en 50%

Presidente Correa demandó pronta aprobación de Ley minera

Citgo suspende programa de aceite para calefacción para familias de bajos ingresos en EEUU

"Entre 2005 y 2007 aumentó de 100.000 a 224.000 el número de familias que se beneficiaban del programa en 23 estados (en 2005 eran sólo 8), según datos de la Embajada venezolana en Washington."

Labels:

2009: crise do capitalismo generalizará e aprofundará a barbárie

Escrito por Valéria Nader (Correio da Cidadania)
05-Jan-2009

2009 inicia-se sem o costumeiro frescor característico dos anos novos. A explosão da crise financeira mundial em setembro de 2008, ainda que não tenha sido uma surpresa para economistas e analistas que acompanhavam a realidade com seriedade, deixou a todos estupefatos com a velocidade pela qual se propagou do epicentro da crise nos EUA para outros países centrais e emergentes. Em nosso país, encerrou-se precocemente nesse setembro um ciclo de crescimento de 4 anos, aproveitando-se de uma conjuntura internacional extremamente favorável e após longo período de taxas medíocres de evolução de nossa economia.

É enorme a quantidade de interrogações a respeito do que reserva este momento para as populações de todo o planeta, que iniciam o ano sob a angústia da incerteza quanto à duração e profundidade da mais severa crise econômica desde os anos 30 do século passado. Para discutir essa crise e os seus possíveis desdobramentos, o Correio da Cidadania entrevistou o historiador Mário Maestri.

Para ele, apesar de o Brasil ter conseguido crescer em outros momentos de crise profunda, como na 2ª Guerra, desta vez a história deve ser distinta. O país se equivoca ao apostar no mercado externo, em detrimento do interno, para evitar a anunciada retração econômica.

Mais do que nunca, o momento seria de retomar a consciência da classe trabalhadora no sentido de se recuperar a unidade perdida no passado, o que tanto a alienou. Porém, tal processo não encontra as melhores possibilidades dentro do Brasil, obrigando os movimentos e o proletariado a ficarem atentos ao perigo de se reafirmarem novas derrotas populares.

Crítico da esquerda, que parece cada vez mais capitular ao jogo institucional burguês, Maestri acredita que se "deve construir uma nova política, que favoreça a constituição do mundo do trabalho como sujeito social central", alertando que tempos de dureza para o povo não necessariamente alavancam revoluções populares e libertárias, como atestam diversos casos do século 20.

Correio da Cidadania: Em entrevista ao Correio da Cidadania em fins de 2007, você afirmava que a economia mundial avançava puxada fortemente pelo consumo dos EUA e da China, já sob o signo de uma próxima crise geral. Na sua opinião, a crise mundial que vivemos é apenas do modelo neoliberal ou do próprio capitalismo?

Mário Maestri: Em dezembro de 2007, lembrava que a expansão da economia brasileira se instalara tardiamente, em relação às nações ditas emergentes, devido à submissão do governo Lula da Silva ao capital financeiro. A economia brasileira incorporou-se, timidamente, apenas em 2006 ao grande boom expansivo geral de 2002. Em 2005, o PIB do Brasil empacava em 2,3%, para avançar timidamente, em 2006, para 3,7%, enquanto países como Argentina, China, Índia, Venezuela dobravam, havia anos, aquela taxa.

Naquele então, os membros e apologistas do governo neoliberal de Lula da Silva declaravam que o atraso da economia nacional em despegar devia-se à construção consciente de bases econômicas "sólidas" e "responsáveis" que garantiriam anos de expansão "auto-sustentada". E não à ditadura dos banqueiros e do pagamento incondicional da dívida.

Após o crescimento do PIB em 2007 em 5,4%, que deve se repetir em 2008, o Brasil se prepara para expansão entre 2 e 3% em 2009, deixando o altaneiro "vôo de águia" pomposamente anunciado pelo senhor Lula da Silva, em agosto, para retornar ao velho "vôo de galinha" espavorida, no melhor dos casos. Em verdade, começamos mal equipados nossa viagem ao coração da tempestade, que se afigura como crise geral da economia capitalista, e não mero solavanco neoliberal.

Em fins de 2007, lembrava que, ao contrário do dito pelos apologistas neoliberais, a situação estrutural do Brasil degringolava, com destaque para a desnacionalização da economia, que obriga à exportação crescente de lucros e dividendos; o enorme atraso da ciência nacional, que motiva sangria de divisas em royalties e compras de equipamentos e tecnologia; a atrofia do mercado interno e hipertrofia do externo, em momento de queda tendencial de preços e de volumes das exportações.

Fragilidade estrutural do país que se deve substancialmente à renúncia e impotência da burguesia brasileira em cumprir qualquer papel de defesa da nação, contente em se acomodar como súcubo do capital global. Isso em um contexto em que o mundo do trabalho não consegue se propor, mesmo programaticamente, como alternativa para a população brasileira, devido à sua fragilidade orgânica e subjetiva.

CC: Para ‘arrumar’ a economia mundial, economistas advogam medidas keynesianas, de regulação e disciplina dos gastos públicos. Outros descrêem de soluções "nacionais", vista a complexa trama de relações do sistema capitalista, controlado por conglomerados mundiais, imbricados ao Estado. É possível regulação da economia mundial? Está em curso algo do gênero?

MM: É patético escutar analistas, que há poucas semanas pregavam devotos a miraculosa capacidade de expansão eterna da acumulação de capitais. Não foram as medidas keynesianas que superaram a grande crise de 1930, mas a II Guerra, com a depressão, por longos anos, do valor do trabalho na Europa; com a destruição de inteiras ramas da produção; com a construção de uma nova hegemonia mundial e imensa acumulação nos EUA etc.

As medidas keynesianas defendem a expansão, e não a disciplina dos gastos públicos, para reativar a economia. O senado dos EUA rejeitou a ajuda às mega-empresas automobilísticas porque os operários se opunham a cortes dos salários, política depressiva, em contexto de regressão do consumo! O problema é a impossibilidade, na sociedade global, de se produzirem automóveis nos EUA, com salários superiores aos dos operários japoneses, brasileiros, chineses e, quem sabe, muito logo, haitianos!

Uma das grandes razões da amplitude da crise foi a enorme desregulamentação das práticas financeiras, bancárias, securitárias, acionárias etc., que pôs em circulação volumes fluviais de capitais, sem correspondência com a riqueza social. Esse ainda desconhecido magma de capitais ajudou a relançar setorialmente o consumo, com destaque para os EUA, e expandiu a produção, privilegiadamente na China, controlada por conglomerados mundiais.

Um arranjo que ensejou que o capital acumulado pela produção chinesa, consumida fortemente nos EUA devido à hegemonia e ao monopólio da moeda mundial, retornasse sobretudo como empréstimos a esse país, alavancando de lambuja a produção de commodities dos países emergentes, sob forte controle internacional, devido às necessidades produtivas do Dragão Asiático.

Uma expansão artificial do consumo que favoreceu o boom mundial de 2002-2008. No Brasil, a expansão artificial do consumo através do crédito, endividando a população, sustentou também o crescimento da produção dos dois últimos anos. A queda dessa pirâmide financeira-industrial vem sendo combatida por injeções astronômicas de capitais, para impedir quebradeira do sistema bancário-financeiro e, eventualmente, reanimar a produção já descolada da capacidade de consumo de população vergada por vinte anos de queda tendencial dos salários e desemprego. Queda dos salários que se pretende agora aprofundar nos EUA, no Brasil e no mundo, como solução da crise! Entre nós, o empresariado já propõe diminuição de horas de trabalho e de salários!

A desregulamentação não foi erro ou pecado da globalização; corrigido ou punido, ensejará nova e longa era de capitalismo mais regulado e civilizado, ainda que menos explosivamente rentável. O "outro mundo possível" dos que propõem o controle do neoliberalismo, no seio de uma ordem capitalista que defendem e sugerem como reformável e insuperável.

A desregulamentação foi a solução necessária encontrada pelo capitalismo para valorizar o capital. Ou seja, superar a inexorável queda tendencial da taxa média de lucro, devido ao crescimento do peso do capital morto [máquinas e meios de produção] e queda do capital vivo [trabalho], para valorizar o capital. O grande motivo das crises cíclicas de subconsumo, como lembrava o bom e velho Marx, em O capital, há bem mais de um século!

Terminada a enorme farra, começamos a viver a terrível ressaca. Os dois terços da produção da China voltados à exportação já recuam com a queda das encomendas globais, enquanto o terço orientado ao consumo interno inicia a deprimir-se, com as barbas dos chineses no molho! No seio das nações e entre as nações, já vivemos um "abandonem o barco" em que os mais fortes correm como sempre para os escaleres pisoteando velhos e crianças. Não há solução estrutural fora de reorganização racional da economia. Ou seja, à margem da expropriação e do planejamento social e democrático da grande produção, apenas possível em uma ordem socialista mundial.

CC: No Brasil, encerramos 2008 com crescimento econômico e maiores salários, queda do desemprego e inflação. Essa realidade vai recuar em 2009, com a crise financeira chegando à economia real? Ou estamos mais ‘blindados’ do que outros emergentes, como defende o presidente e seus ministros?

MM: Vamos pagar duramente pela submissão ao grande capital, especialmente financeiro. No momento expansivo, os altos juros transformaram o Brasil no paraíso da especulação, deprimindo o valor do dólar. Agora com a crise, conhecemos maxi-valorização! Com a mundialização dos preços, a queda dos valores das commodities vai se refletir apenas relativamente no Brasil, onde tudo que importamos encarecerá. A importação da inflação corroeria em um vap-vup os desmilingüidos ganhos dos salários dos últimos anos. E, novamente, espera-se conter a inflação importada com a depressão do consumo interno, com os mais altos juros do mundo, sobre os quais se acena para queda tendencial quando a crise estiver plenamente instalada! Política que fortalecerá a tendência já em curso de regressão do mercado do trabalho nacional.

CC: Qual a sua avaliação quanto à atuação do governo brasileiro diante dessa crise econômica global e de seus impactos na economia interna?

MM: Lula da Silva é patético e dramático. No ano passado, lembrava que seu problema não é ser inculto, como se assinala preconceituosamente, mas ser apenas esperto, pouco inteligente e, sobretudo, muito pretensioso. Já plenamente identificado ao neoliberalismo, convenceu-se de que a rápida expansão passada do país deveu-se a seu governo, vivendo a triste ilusão do simplório que crê reger com os movimentos dos braços a ida e a vinda inexorável das ondas do mar.

Em fins de março, dizia que a "crise não" chegara ao país e que o governo trabalhava com a "hipótese de que" jamais chegaria! Agora, com o bafo do bicho no gogó, promete com a mesma desfaçatez despachar a fera em breve lapso de tempo. Em jantar com a oficialidade, disse não acreditar que a crise dure além de 2009, até "porque nenhum presidente vai agüentar mais de um ano com a crise nas costas, gerando desemprego [...]". Portanto, os presidentes porão fim à crise para não perderem eleições!

O governo segue jogando a partida como se bastasse ficar empatado no segundo tempo para ganhar o jogo. Segue insistindo no incentivo e financiamento das exportações, em contexto de queda tendencial acelerada do consumo mundial. Parece contar com a violenta desvalorização do real, que empobrecerá a população, para apoiar as vendas no exterior. Promoveu uma enorme facilitação para o sistema bancário e sequer uma medida estrutural. Em verdade, gere os interesses pelos quais é responsável, despreocupado com o país e a população.

Entretanto, historicamente, o Brasil cresceu nas crises mundiais. Em 1914-18, em 1930-34, em 1939-45, o país avançou privilegiando o mercado interno, quando o externo não lhe podia nada oferecer. Essa política é ainda possível, devido ao caráter continental e à diversidade produtiva do Brasil. Porém, só será implementada apoiada em bloco social radicalmente diverso do que se encontra no poder e no governo. Ou seja, através de aliança social que tenha como eixo a moderna classe trabalhadora urbana, já que, hoje, uma política semelhante exigiria reestatização e forte ampliação da área pública privatizada; nacionalização do sistema bancário, do comércio exterior, da propriedade da terra; desenvolvimento da ciência e da tecnologia nacional; política de independência nacional, na diplomacia, na defesa etc.; garantia de trabalho para a população e crescimento sustentado e acelerado dos salários etc.

CC: Conhecendo-se as fragilidades estruturais [sociais, ambientais etc.] da sociedade brasileira, mascaradas pelos últimos avanços ainda que tímidos [da renda, emprego, crescimento], é possível que, de alguma forma, a crise contribua para que a população tenha uma consciência real do modelo econômico atual?

MM: É estranha a euforia de setores da esquerda com a crise. É quase como se ela viesse para confirmar as propostas do marxismo e, sobretudo, para nos tirar do buraco e isolamento em que nos encontramos, ao nos entregar, finalmente, de mão-beijada, a direção do movimento social e, quem sabe, dos destinos do país.

A crise de 1929 ensejou a vitória do nazismo na Alemanha, a consolidação do fascismo na Itália, do salazarismo em Portugal, do stalinismo na URSS, etc., em um momento em que o socialismo e a revolução proletária eram alternativas para imensas parcelas da população, não apenas trabalhadora. Como dito, a grande crise levou à II Guerra, com suas dezenas de milhões de mortos.

A crise atual já caUSA e vai caUSAr tristezas e sofrimentos indescritíveis para imensas parcelas da população, através do desemprego, pobreza, fome, angústia, doenças e, quem sabe, guerras locais e gerais, em possível dura disputa pela manutenção-conquista das posições hegemônicas, entre os principais núcleos capitalistas – EUA, China, Europa, Índia etc. – e destes com as nações periféricas.

Um processo de fortalecimento das contradições entre as nações, ensejado pela difícil situação do grande capital, que já acirra as fricções, na América do Sul, entre o governo Lula da Silva, em defesa do grande capital tupiniquim [Petrobrás, empreiteiras, Gerdau, Itaipu Bi-nacional, Vale etc.], e as nações argentina, boliviana, equatoriana, paraguaia etc.

Não há correlação necessária entre avanço da exploração e salto de consciência. Ainda que a crise fortaleça enormemente o confronto de classe, exigindo que os trabalhadores definam e implementem suas soluções políticas e sociais. Sobretudo no Brasil, onde a desorganização e a alienação do movimento social são grandes, onde não existe ainda organização política socialista de raízes operárias, impõe-se um forte esforço para que essa conjuntura não aprofunde a derrota da população trabalhadora. Para que, ao contrário, se fortaleça o mundo do trabalho como alternativa nacional.

CC: Mediante o caráter severo dessa crise, ela abre possibilidade de emergência de uma sociedade socialista no mundo e no Brasil? Há uma organização política e social efetiva das forças de esquerda de modo a conduzir à ruptura com o regime capitalista?

MM: Cada vez mais, a própria sorte da humanidade depende imperiosamente da superação socialista e revolucionária das contradições capitalistas. A própria destruição ambiental e as modificações climáticas ensejadas pela industrialização desenfreada já vergastam duramente a população do Globo, apontando para crises de crescente gravidade a curto e médio prazo. No Brasil, já vivemos em forma crescentemente dura as seqüelas dessa realidade, que associa crises climáticas, degradação ambiental, empobrecimento da população.

A depressão dos preços das matérias-primas ensejada pela crise está pondo e porá em cheque as propostas populistas e centristas de melhor distribuição dos recursos nacionais, sobretudo energéticos, para melhores condições populares de vida, sem superação da exploração mundial e nacional, como na Venezuela, Bolívia, Paraguai e Equador. O Equador já vive plenamente essa realidade.

Sem os recursos milionários ensejados pela valorização da energia, governos como os da Venezuela e Bolívia terão que optar, muito logo, entre superar suas vacilações ou reprimir a população ou entregar ingloriamente o governo à direita, legal ou ilegalmente. Se Hugo Chávez não avançar no sentido da plena expropriação do grande capital na Venezuela e construção de poder popular, transformar-se-á em uma nota ao pé da história, como o general peruano nacionalista Velasco Alvarado, nos anos 1968-75, já quase esquecido.


No mundo e no Brasil, urge construir programa alternativo para a crise e para a sociedade capitalista em estágio senil, capaz de ser compreendido e abraçado mais e mais pelas classes trabalhadoras e populares, na conformação de um forte bloco social capaz de defrontar e vergar o mundo do capital.

Além das contradições históricas e estruturais do Brasil, a grande dificuldade dessa construção deve-se certamente à derrota histórica conhecida pelo mundo do trabalho, com a vitória da contra-revolução capitalista, em fins dos anos 1980, que ensejou uma violenta e geral regressão da confiança na capacidade de organização da sociedade segundo os valores do mundo do trabalho. Ou seja, uma descrença geral na ordem revolucionária e socialista.

CC: E no Brasil, como essa crise encontra as forças políticas de esquerda, em termos de sua organização e possibilidade para, no mínimo, construir uma plataforma de medidas destinadas a defender as camadas mais pobres dos efeitos da crise?

MM: Muito mal. No Brasil, no contexto de enorme fragilidade política, ideológica e organizacional do mundo do trabalho, o espaço político da esquerda tende a ser ocupado por representantes e propostas de segmentos sociais sobretudo médios, que possuem apenas contradições não essenciais com a ordem capitalista. Mesmo quando eles se reivindicam do marxismo e do socialismo. Uma realidade que contribui para a depressão da situação em que vivemos.

A fragilidade da nossa esquerda constitui reflexo direto da debilidade do movimento social, com destaque para o grande operariado industrial. A chamada crise de direção é reflexo da debilidade de constituição do movimento social. Não temos e jamais tivemos pólo operário que se anteponha ao capital, mesmo programaticamente. Tivemos um esboço de construção desse pólo, em fins dos anos 1970, que resultou na formação do PT e da CUT tendencialmente socialistas e classistas. Movimento que se frustrou, entre outros motivos, devido à vitória da contra-revolução mundial, nos fins dos anos 1980, e ao longo do ciclo econômico depressivo nacional.

As últimas eleições mostraram o forte recuo do classismo e socialismo e avanço do oportunismo e eleitoralismo na esquerda, como bem avaliado no Correio da Cidadania. No Rio Grande do Sul, o MES, a maior tendência do PSOL, foi de pires na mão receber o mensalinho legal da Gerdau! O dramático é que a ação espúria não teve sanção eleitoral. A candidata do MES recebeu a maior votação majoritária do PSOL no Brasil. Portanto, o eleitorado de esquerda já considera um tal comportamento aceitável. Não há, assim, por que não aprofundá-lo!

A fragilidade da esquerda e a do movimento social alimentam-se reciprocamente, em uma terrível espiral descendente. É improvável conhecermos reversão próxima substancial dessa realidade sem ruptura paradigmática da relação social de forças, nacional ou mundial, em favor do mundo do trabalho. A esquerda socialista e classista deve se voltar para o favorecimento do surgimento-consolidação de um forte pólo de classe no Brasil. Portanto, deve abandonar a eterna ilusão da fácil conquista da afeição de um movimento social e popular que mal existe.

Temos que construir uma nova política estranha ao oportunismo já endêmico na esquerda, fixada obsessivamente na conquista de posições de representação nas universidades, nos sindicatos e, sobretudo, em avançar, a cada dois anos, no abocanhamento de mais alguns deputados, vereadores, prefeitos etc. Tudo para participar do farto banquete da administração do Estado capitalista. Temos que construir uma nova política que, como proposto, favoreça a constituição do mundo do trabalho como sujeito social central, processo indiscutivelmente inacabado entre nós.

Mário Maestri, 60, rio-grandense, é historiador. Participou da luta social e anti-ditatorial nos anos 1960; refugiou-se no Chile e na Bélgica nos anos 1970; integrou o PT, nos anos 1980; participou da fundação do PSOL nos anos 2000, do qual se desligou. E-mail: maestri@via-rs.netEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Valéria Nader, economista, é editora do Correio da Cidadania.
Colaborou o jornalista Gabriel Brito.

Labels: ,

UM POUCO DA HISTÓRIA DAS TENDÊNCIAS DO PT
Quinta-feira, 12 de Junho de 2008

O PT É UM PARTIDO DOS TRABALHADORES OU PARA OS TRABALHADORES?

O PT não é um partido para os trabalhadores. Ele não surgiu como uma necessidade das elites em criar uma espécie de amortecedor para segurar os trabalhadores, como um instrumento de domesticação da classe trabalhadora. Ao contrário: o PT é um instrumento da classe trabalhadora para lutar pelos seus direitos, para lutar pela divisão da riqueza, para lutar pelo que é dos trabalhadores. O PT só existe como uma conquista dos próprios trabalhadores.

O PT É SOCIALISTA

Mas que tipo de socialismo o PT defende?

Socialismo científico, socialismo utópico, socialismo real, socialismo cristão, socialismo humanista, socialismo democrático.. .?

Nem nós petistas sabemos como será o socialismo quando for implantado.

Aliás essa é uma importante característica do PT.

O nosso socialismo será construído pelo próprio povo brasileiro. O PT não propõe fórmulas prontas, transposições mágicas, acomodações de experiências praticadas em outros países, obviamente não se deve desprezar a trajetória dessas experiências. Todo o acúmulo conseguido por outros países na tentativa de implantação de um regime socialista deve ser levado em consideração, mas não como modelo.

A experiência cubana, o Chile de Allende, a Nicarágua Sandinista, o Leste Europeu, a social-democracia sueca, a China de Mao, tudo isso com certeza contribuirá para a formação do socialismo petista, mas sem ultrapassar os limites da contribuição, sem chegar a ser uma tentativa de se repetir um processo histórico.

O socialismo que se forjará através da organização e da luta dos trabalhadores brasileiros, da acumulação de conquistas, do desenvolvimento da cidadania, certamente terá uma face humana, voltada para o respeito às liberdades fundamentais do homem e pelo respeito aos direitos humanos. Será um socialismo baseado nos valores de uma prática verdadeiramente democrática, na solidariedade, na justiça, oferecimento de oportunidades iguais pra todos, na participação da sociedade civil, nas decisões... Será um socialismo com democracia, pois ambos estão interligados e aquele não existe sem esta.

O PT é um partido socialista em construção e está construindo um projeto de socialismo.

O PT POR DENTRO

O PT é originário de 3 vertentes principais:

Dirigentes sindicais


Organizações políticas


Igreja

Muitas pessoas não entendem porque o PT tem tantas tendências internas. Baseadas no que conhecem dos demais partidos, acham que o PT é uma espécie de colcha de retalhos, uma frente de grupos de esquerda, onde todo mundo fala, onde uns divergem de outros e acabam não se entendendo. Mas será que isso é verdade?

O PT não é uno. Não é um partido com uma só cabeça, com um só pensamento, seguindo uma só direção.

Diversas correntes de pensamento estão integradas dentro do PT, num projeto maior de transformar a realidade e mudar os rumo da sociedade brasileira.

Diferentes concepções políticas e ideológicas das esquerdas se uniram dentro do PT para fazer do partido esse instrumento de luta e mudança que o Brasil exigia.

Formam o PT grupos socialistas, comunistas, social-democratas, marxista-leninistas , socialistas- cristãos, socialistas, enfim um amplo leque de correntes do pensamento de esquerda.

Essa pluralidade de concepções que muitos não entendem e criticam, reflete apenas a modernidade do PT. As sociedades contemporâneas não comportam mais um pensamento único, uma única linha de direção. A sociedade atual é multiforme, segue em várias direções, está sujeita a muitas interpretações e análises. E o PT tem essa compreensão.

Reflexo da sociedade contemporânea, talvez o PT tenha nessa pluralidade de visões a sua força e grandeza.

Os debates internos acirram a prática democrática, elevam o nível de consciência política dos militantes, socializam os conhecimentos e ampliam o grau de informação dos petistas.

As divergências e as diversas correntes se resolvem pelo respeito à democracia interna e pela certeza de que, embora nem sempre o caminho proposto seja o mesmo, todos tem o mesmo ideal.

AS TENDÊNCIAS

As tendências representam os agrupamentos políticos internos do PT desde a sua fundação.

Algumas ajudaram a fundar o partido e permanecem nele, como a Democracia Socialista, outras ingressaram no PT depois de posicionar-se criticamente em relação à sua fundação, como O Trabalho, outros surgiram dentro do próprio PT, como a Articulação e outras ainda, como a Convergência Socialista, após participarem da criação do PT, deixaram o partido.

Na maioria das vezes as tendências internas do PT têm vida orgânica própria, porém toda ela voltada para a militança do Partido. Realizam discussões políticas dentro da própria tendência, editam boletins, fazem campanhas de arrecadação financeira, lançam candidatos à direção do Partido e aos cargos eletivos.

Segundo Raul Pont, do PT gaúcho ligado à Democracia Socialista, “são tendências não apenas setores ou grupos que vieram de posições políticas precedentes ao Partido ou grupos que se formatam no próprio debate da construção do PT, como também várias organizações da Igreja com suas fontes próprias de recursos e fóruns de decisão”.

A DIVISÃO INTERNA DO PT

Basicamente o PT está dividido em cinco grupos políticos: os social-democratas, considerados a direita do Partido, e que integravam a tendência chamada Democracia Radical; a Unidade e Luta, remanescente da Articulação e integrada por militantes mais próximos de Lula, considerada o centro petista; as correntes de esquerda Articulação de Esquerda, Democracia Socialista e o Fórum Socialista, tidas como a esquerda do PT; a extrema esquerda do Partido, integrada pelos trotskistas de O Trabalho, pelos marxistas do Movimento por Uma Tendência Marxista, do Brasil Socialista e da Força Socialista; por último, os independentes, petistas não alinhados com nenhuma tendência. Integram este último grupo desde militantes considerados da direita petista até membros da extrema esquerda do PT.

AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO PT

A seguir apresentaremos um breve histórico das principais tendências, suas origens, filiações ideológicas e seu papel na construção do Partido dos Trabalhadores.

ARTICULAÇÃO

Durante muito tempo a Articulação foi a tendência majoritária dentro do PT. Surgiu no ano de 1983, no período de renovação dos diretórios do Partido, a partir do grupo dos 113. Composta por sindicalistas, setores sobre a influência da igreja progressista, intelectuais, marxistas independentes e militantes social-democratas, a Articulação era considerada a tendência de Lula. Caracterizava- se como uma tendência de orientação socialista, porém, assim como no próprio PT, também na articulação o socialismo proposto não estava definido. Em 1993, durante a realização do Encontro Municipal de São Paulo, a Articulação rachou e deu origem às tendências Unidade na Luta e Hora da Verdade, atual Articulação de Esquerda. No movimento Sindical durante muito tempo, as duas correntes continuaram a atuar de forma conjunta, porém hoje tempos dois campos: ARTICULAÇÃO SINDICAL E ARTICUALÇÃO DE ESQUERDA SINDICAL.

UNIDADE NA LUTA

A tendência Unidade na Luta, veio da antiga Articulação. Integrada por militantes mais próximos de Lula, a Unidade na Luta é considerada o centro do PT. Lideranças: Lula, José Dirceu, Benedita da Silva.

ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA

Dissidência da Articulação, por não concordar com o caminho que a Antiga Articulação estava tomando no rumo político, num primeiro momento foi conhecida como Hora da Verdade, depois mudou seu nome para Articulação de Esquerda, hoje depois do giro feito pela DS, é tida como a maior corrente da esquerda do PT. É tida como a esquerda petista, Lideranças: Adão Pretto Deputado Federal (PT/RS), Luci Choinacki EX-Deputada Federal (PT/SC), José Fritsch (Secretário Nacional de Pesca), Valter Pomar, Secretário de Relações Internacionais do PT.

O TRABALHO

Tendência de orientação trotskista, O Trabalho surgiu em 1976, com o nome de Organização Socialista Internacional (OSI), resultado da fusão da Organização Marxista Brasileira com o Grupo Comunista Primeiro de Maio. No meio estudantil a OSI atuava com o nome de Libelu (Liberdade e Luta). Inicialmente contrária à criação do Partido dos Trabalhadores, a OSI reviu sua posição em 1979 e em 1980 declarou-se integrante do Partido, sem contudo dissolver-se enquanto organização. Em 1984 a OSI mudou seu nome para Fração IV Internacional. Em 1986, adotou o nome atual, O Trabalho, e se colocou como uma corrente interna do PT. A tendência O Trabalho, está ligada à Quarta Internacional – Centro Internacional de Reconstrução (QICIR). Edita o jornal O Trabalho. Lideranças: Marcos Sokol, membro do Diretório Nacional do PT

DEMOCRACIA SOCIALISTA

Também trotskista, a Democracia Socialista – DS, participou de uma frente jornalística que lançou o jornal Em Tempo. Pouco tempo depois o jornal passou a ser identificado como porta-voz da organização. Em 1981 ocorreu o Congresso de Unificação com a Organização Revolucionária dos Trabalhadores e a DS passou a se chamar Organização Revolucionária Marxista – Democracia Socialista (ORM-DS). A DS participa da construção do PT desde as primeiras discussões e de define como uma corrente organizada no interior do Partido, uma organização revolucionária que se empenha na construção do PT. A DS é ligada à IV Internacional, secretariado Unificado (SU). Continua a publicar o Jornal Em Tempo. Lideranças : Raul Pont (ex Prefeito de Porto Alegre), Joaquim Soriano (Membro da Executiva Nacional do PT), Miguel Rosseto (Ministro do Desenvolvimento Agrário)

CONVERGÊNCIA SOCIALISTA

Outra tendência de orientação trotskista, a CS surgiu a partir de um grupo de brasileiros exilados na Argentina que, ao regressar ao Brasil, formou a Liga Operária. Em 1977, a Liga Operária mudou seu nome para Partido Socialista dos Trabalhadores (PST). Em 1978 o PST lançou o Movimento Convergência Socialista, com o objetivo de aglutinar setores e militantes socialistas para a formação de um partido socialista no Brasil. Em 1979, o PST se extingue e passou a chamar-se Convergência Socialista. Em 1983, a CS mudou seu nome para Alicerce da Juventude Socialista, mas no ano seguinte o nome Convergência Socialista foi retomado. A saída da CS do PT ocorreu em 1993, depois de muitas discussões sobre a questão das tendências e após se verificarem divergências entre a CS e o próprio PT. Com a saída do PT, a CS organizou o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado). Internacionalmente a CS faz parte da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT).

MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO COMUNISTA

De orientação marxista-leninista, o MRC foi fundado em 1985, resultado de unificação do Movimento pela Emancipação de Proletariado (MEP), da Ala Vermelha (AV) e da Organização Comunista Democracia Proletária (OCDP). O MEP, organização que sobreviveu aos anos de chumbo da repressão no Brasil, apresentava duas posições em relação ao PT: uma entendida ser o Partido uma frente fortemente influenciada por uma tendência social-democrata, portanto sem condições de se transformar num partido revolucionário; a outra posição formada por uma ala de militantes de São Paulo e do Rio de Janeiro, defendia a participação da organização no PT, visando priorizar a sua construção e o seu fortalecimento. Também a Ala Vermelha passou por um processo semelhante, com muitos de seus militantes, principalmente de São Paulo, assumindo o PT como prioridade. Sua origem primeira está no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Atualmente, seus militantes estão na Força Socialista.

PARTIDO REVOLUCIONÁRIO COMUNISTA

Partido de orientação ideológica marxista-leninista, o PRC surgiu em 1984, de uma ala de dissidentes do Partido Comunista do Brasil (PC do B), ao qual se juntaram militantes da antiga Polop (Organização de Combate Marxista-Leninista Política Operária) e do MEP. No início seus militantes não estavam apenas no PT e atuavam também no PMDB, mas em 1985, em seu 2º Congresso, definiu-se pela participação exclusiva do PT. O PRC não se considerava fração, tendência ou partido dentro do PT, mas sim uma organização política revolucionária clandestina, com existência própria, autônoma, que define a atuação partidária local de seus militantes no PT como filiados individuais. Em 1989, o PRC se dissolveu dentro do PT e a maioria de seus militantes fundou, no ano seguinte, a tendência Nova Esquerda.

NOVA ESQUERDA

A Nova Esquerda surgiu em 1990, a partir de um grupo de militantes do extinto PRC. Pregava uma nova discussão sobre o pensamento de esquerda, rompendo com as tradicionais formas de construção da sociedade socialista. Em 1991 uniu-se com parte da Vertente Socialista e deu origem ao Projeto Para o Brasil (PPB).

VERTENTE SOCIALISTA

Grupo socialista com forte penetração nos movimentos populares, a VS surgiu em março de 1989. Também não está alinhada a nenhuma das correntes tradicionais do pensamento de esquerda no Brasil. Em junho de 1991, algumas de suas principais lideranças e todos os seus parlamentares se uniram à Nova Esquerda, dando origem ao PPB (Projeto Para o Brasil), que posteriormente passaria a ser chamada Democracia Radical. Parte de seus militantes de base descontentes com o abandono da luta pelo socialismo, manteve a tendência ainda com o nome de Vertente Socialista, até a fusão com o Fórum do Interior em 1995.

PROJETO PARA O BRASIL

O PPB surgiu da união da Nova Esquerda com setores da Vertente Socialista, a partir do lançamento de uma tese conjunta, em agosto de 1991, para o 1º Congresso do PT, chamado Projeto Para o Brasil.

DEMOCRACIA RADICAL

Hoje considerada como a direita do PT, a Democracia Radical surgiu do Projeto Para o Brasil (PPB). Caracteriza- se como uma tendência social-democrata, com posições divergentes da maioria das outras tendências internas do PT. Propõe amplas alianças para garantir a governabilidade das administrações petistas. Foi extinta compondo uma só tendência com a Unidade na Luta (Campo Majoritário). Lideranças: José Genoíno.

FORÇA SOCIALISTA

Tendência ideologicamente caracterizada como marxista, a Força Socialista surgiu em 1989, a partir de militantes oriundos do Movimento Revolucionário Comunista (MRC) e setores independentes do movimento marxista no Brasil. Lideranças: Edmilson Rodrigues (Prefeito de Belém), Ivan Valente (Deputado Federal por SP), Nelson Pellegrino (líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados). A Força Socialista em um movimento de unificação com outras tendências do PT, passou a se chapar Ação Popular Socialista – APS. Pouco tempo depois dessa mudança de nomenclatura e em parte do posicionamento político a APS, retira-se do PT e vai integrar o Partido do Socialismo e Liberdade- PSOL (Partido que nasce da expulsão de três deputados federais do PT e uma senadora.)

MOVIMENTO POR UMA TENDÊNCIA MARXISTA

Procurando formar uma tendência marxista no PT, militantes do Partido Revolucionário Comunista (PRC) e setores de grupos trotskistas, como a Luta Pelo Socialismo (LPS) lançaram o MTM no ano de 1991. Edita o Jornal Movimento.

BRASIL SOCIALISTA

A tendência Brasil Socialista surgiu a partir de militantes de vária tendências, entre elas o Movimento Revolucionário Comunista (MRC) e grupos trotskistas, em 1991, pouco antes do 1º Congresso do PT. Edita a revista Brasil Revolucionário. Tendo uma forte ligação com o MLST. Lideranças: Bruno Maranhão (Diretório Nacional do PT).

FÓRUM SOCIALISTA
O Fórum Socialista surgiu como Fórum do Interior em 1989, a partir de militantes do interior de São Paulo cujas origens e referências são os movimentos sociais do interior deste Estado, especialmente o movimento sindical, os movimentos populares e a Igreja Progressista. Uma de suas principais características é a ligação com a CUT pela Base (Atual Alternativa Sindical Socialista) no movimento sindical. Em 1995, o Fórum do Interior se fundiu aos remanescentes da Vertente Socialista que não aceitaram a transformação da tendência numa organização social-democrata e se mantiveram na luta pelo socialismo, fundando o Fórum Socialista. Lideranças: Renato Simões (Deputado Estadual de SP), Izalene Tiene (ex-Prefeita de Campinas/SP) .

Fonte: BLOG do Tiago Sandes

Tendências partidárias do PT

Antigas tendências

* Causa Operária (saiu do partido em 1990, passou a integrar o PCO)
* Convergência Socialista (saiu do partido em 1993, passou a integrar o PSTU)
* Ação Popular Socialista (saiu do partido em 2005, passou a integrar o PSOL).
* Tendência pelo Partido Operário Revolucionário ( saiu do partido em 1990, passou a integrar o POR).


Tendências da chamada "Esquerda do PT"

* O Trabalho - OT
* Tendência Marxista - TM
* Articulação de Esquerda - AE
* Democracia Socialista - DS
* Democracia Radical - DR
* Brasil Socialista - BS
* Fórom Socialista - FrS
* Esquerda Democrática - ED

Outras tendências

* Movimento PT
* Movimento de Ação e Identidade Socialista - MAIS
* Articulação Unidade na Luta (atual direção majoritária do partido)

Fonte: Wikipedia

Labels: