Friday, November 03, 2006

10 razões para votar e apoiar Rafael Correa como candidato progressista no Equador:

1 - Porque importantes organizações sociais, camponesas, indígenas* e afro-equatorianas* o apoiam (a Rafael Correa) com razões perfeitamente explanadas no "Manifiesto de los Pueblos del Ecuador contra Álvaro Noboa" (de 31/10/06).
*- Duas minorias étnicas muito combativas e de esquerda.
http://www.llacta.org/organiz/coms/2006/com0527.htm

2 - Porque a maior força social do Equador que é a grande confederação indígena, a CONAIE, o apoia com razões bem explanadas em "Conclusiones de la Asamblea Extraordinaria de la Conaie" (de 27/10/06).
http://www.llacta.org/organiz/coms/2006/com0526.htm

3 - A "Comisión de Vivencia Fe y Política", uma organização cristã de esquerda desmascara o anti-comunismo religioso do ultra reacçionário Álvaro Nóboa como hipócrita e oposto aos valores cristãos, apelando portanto ao voto em Rafael Correa. As suas razões estão bem explanadas em "Reflexión cristiana sobre la segunda vuelta electoral" (de 24/10/06).
http://www.llacta.org/organiz/coms/2006/com0529.htm

4 - Álvaro Nóboa é tão assumidamente fascista, além de poderoso oligarca (o homem mais rico do Equador), que na campanha eleitoral foi mais agressivo contra Cuba (num discurso anti-comunista primário) do que são os políticos estado-unidenses. A ofensiva fascista motivou reacções de indignação de toda a esquerda política e dos movimentos sociais de tal maneira que até teve direito à reacção, com uma carta assinada, por um grupo de intelectuais equatorianos entítulada (de uma forma esclarecedora do que está em causa nestas eleições) "Contra o fascismo" (de 27/10/06).
http://www.llacta.org/organiz/coms/2006/com0522.htm

5 - Será que quando um candidato presidencial progressista, prometendo cumprir todas as mais urgentes reivindicações do povo (isto é confirmado por toda a esquerda equatoriana) é vítima de uma fraude escandalosa (denunciada por toda a esquerda), será que este facto só por si não é suficiente para motivar solidariedade de nós comunistas?
Como podem os comunistas assobiar para o lado quando o povo do Equador é usurpado de um projecto inquestionavelmente progressista?
Mais a mais, quando os nossos camaradas equatorianos o apoiam totalmente. Rafael Correa pode ser o pior mentiroso do mundo, que isso não nos dá o direito de lavar as mãos perante o povo.

6 - O braço político do poderoso movimento indígena, o Partido Pachakutik, apoia Rafael Correa na segunda volta com razões perfeitamente explanadas em "Resoluciones del ConsejoPolitico del 24 de octubre del 2006".

Destaque-se o seguinte excerto:

Ante este panorama y las pretensiones del imperialismo norteamericano de lograr el triunfo electoral de su candidato populista Alvaro Noboa, convocamos a todas las fuerzas de lucha del campo y de la ciudad a enfrentar de manera conjunta esta agresión a nuestra Patria. Para ello, ante la realidad histórica que nos toca afrontar convocamos a la conformación de un frente social y político por la soberanía del País.
Jamás podemos renunciar a nuestra agenda de lucha:
La convocatoria a la Asamblea Constituyente de plenos poderes,
La realización de una reforma agraria integral,
La nacionalización de nuestros recursos naturales,
La no firma de TLC con los Estados Unidos,
La no renovación del convenio de la Base de Manta con Estados Unidos,
El no involucramiento en el Plan Colombia;
La integración soberana de nuestro País con los gobiernos Latinoamericanos.
(convém recordar que Rafael Correa apoia inequivocamente quase todos estes pontos)

http://www.pachakutik.org.ec/home/contenidos.php?id=73&identificaArticulo=158

7 - A frente eleitoral do partido comunista mais forte do Equador (PCMLE) que é o Movimento Popular Democrático (MPD) apoia inequivocamente Correa em "UNIDAD POPULAR MPD 15 LLAMA A VOTAR POR RAFAEL CORREA" (de 21/10/06).

Destaque-se:

"• Apoyar decididamente la candidatura presidencial del Economista Rafael Correa, porque impulsa propuestas de los trabajadores y los pueblos del Ecuador, como la recuperación de la soberanía hipotecada, poniendo fin al pago inmoral de la deuda externa, a convenios y participaciones vergonzosas como el de la Base de Manta o el Plan Colombia e impidiendo acuerdos lesivos como el TLC con los Estados Unidos. Para poner en práctica la convocatoria de una Asamblea Constituyente Originaria y Popular en los que participen todas las organizaciones sociales, populares y políticas para recuperar los derechos democráticos, laborales y humanos."

http://www.mpd15.org.ec/boletines.htm#ma4

8 - O Partido Comunista Marxista Leninista do Equador (de linha ex-maoísta/estalinista) apoia inequivocamente Correa na segunda volta.

http://www.pcmle.org/EM/article.php3?id_article=653

9 - Também apoia Correa o mais antigo Partido Comunista Equatoriano (PCE, de linha soviética), aliás, desde a primeira volta e em conjunto com a sua central sindical CTE e tem sido muito activo na campanha de Correa, como se pode ver no sítio web da CTE (ver vídeo descarregável a propósito).

http://www.cte-ecuador.org/img/MOV00920.MPG
http://www.cte-ecuador.org/

10 - Rafael Correa é apoiado pelo progressista Partido Socialista-Frente Ampla (PS-FA, Allendista) e por vários movimentos sociais e políticos de esquerda, bolivarianos e alfaristas. Para quem depois disto tudo ainda tem dúvidas da sua honra e honestidade como progressista, que veja ele próprio a confirmar as promessas tão ansiadas pelo povo em discurso directo (ver link).

http://www.rafaelcorrea.com/la_noticia/790/Mensaje%20de%20Rafael%20Correa%20a%20la%20ciudadan%EDa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home